- eme.news 🍊
- Posts
- Aprenda com o Ecossistema de Negócios da Cacau Show
Aprenda com o Ecossistema de Negócios da Cacau Show

Meu pai já dizia: "não coloque todos os ovos na mesma cesta". E parece que o Alê da Cacau Show está ouvindo e obedecendo.
Aprenda com o Ecossistema de Negócios da Cacau Show
Post Original eme.news

(Alexandre Costa - Fundador Cacau Show)
Nem só de chocolates o bolso do Alê está cheio. Hoje, seus negócios estão em um grande HUB com investimentos em redes de hotéis, parques (ele comprou o Grupo Playcenter) e agora está investindo em calçados. Gente, onde isso vai parar? rs
Se olharmos superficialmente, pode parecer loucura. Não tem nada relacionado a nada. Mas ele vem construindo um ecossistema onde tudo se conecta. Veja só:
🏨 Redes de Hotéis: Entrega de uma experiência sensorial absurda. O chocolate e a marca Cacau Show estão sendo vividos e não mais apenas degustados quando se hospeda em um de seus complexos.
🎢 Parque de Diversão: Chocolate e diversão andam de mãos dadas. Parques movimentam receitas altas na área da alimentação além do próprio entretenimento. O grupo Cacau Show tem como meta abrir 100 parques em 10 anos. Surreal, né?
👟 Tênis: Eles devem estar birutas ou isso é genial? A Cacau Show trabalha num tipo de licenciamento de sua marca junto à Pampili. A linha vai se chamar ChocoMonstros. Espera-se que mais de 100 mil pares sejam vendidos, com receita adicional de R$16 milhões. Foco total no Dia das Crianças, data muito importante para o varejo. A receita da colaboração já está no mercado há algum tempo e bem validada, exemplo recente do Carmed em colaboração com as Balas Finis.

Eles não são os primeiros a adotarem essa estratégia. Diversificar o portfólio de produtos/serviços e criar um HUB ou até mesmo um ecossistema de consumo. E também não serão os últimos. Pensando nisso, como você imagina essa aplicação em seu negócio?

E como isso fica na prática, Laranjinha?
Obviamente, as proporções dos cases acima são enormes. Mas nem por isso podemos pensar que é apenas coisa de gente grande. Trouxemos algumas possibilidades para o seu negócio. Vamos explorar algumas ações práticas que você pode adotar para diversificar o seu negócio e criar um ecossistema de consumo. Aqui estão algumas sugestões:
🍊 Cafeteria:
Parceria com Livrarias: Crie uma parceria com livrarias locais para oferecer um espaço de leitura dentro da sua cafeteria. Os clientes podem desfrutar de um café enquanto leem um bom livro. Isso não só aumenta o tempo de permanência dos clientes, mas também cria uma experiência única.
Eventos Culturais: Organize eventos culturais, como noites de poesia, lançamentos de livros e sessões de autógrafos. Isso atrai um público diverso e aumenta a visibilidade da sua marca. E se a coisa engrenar, você pode começar a cobrar entrada e cotas de patrocínio. Virou evento!
🍊 Escola de Idiomas: Adicione viagens de intercâmbio ao seu portfólio de serviços. Isso não só oferece uma experiência prática de aprendizado, mas também aumenta a receita.
Parceria com Empresas: Crie uma parceria com empresas locais para oferecer cursos de idiomas para os funcionários. Isso não só atrai novos alunos, mas também fortalece a sua marca no segmento corporativo.
🍊 Loja de móveis planejados:
Serviços de Design de Interiores: Adicione serviços de design de interiores ao seu portfólio. Isso cria uma experiência de compra mais completa e aumenta a receita. Não quer investir em um funcionário fixo no início? Faça parcerias e pague sob demanda.
Parceria com Construtoras: Crie uma parceria com construtoras locais para oferecer móveis planejados para novos empreendimentos. Isso não só atrai novos clientes, mas também fortalece a sua marca no segmento de construção.
Você consegue imaginar mais conteúdos na prática? Manda pra gente que podemos te ajudar a pensar um pouco mais.
Até a próxima, pessoal! E não se esqueçam de seguir o eme.news para mais dicas e conteúdos exclusivos.
Ebaa! Tem prêmio do Laranjinha

Indique o eme.news para ganhar uma Alexa POP. Quanto mais indicações, mais chances você tem de ganhar.
{{rp_personalized_text}}
*E-mails falsos ou inativos não serão considerados válidos. Indicações válidas configuram-se somente quando o indicado confirmar a inscrição por e-mail. Critérios para vencer: leitor com maior número de indicações. Em caso de empate, será realizado um sorteio.
Interaja com a gente e deixe o eme.news com a sua cara. Clique no botão e envie sua sugestão de conteúdo. Vamos criar algo incrível e personalizado para você.
O seu negócio mais forte com apenas 1 e-mail por dia. Plataforma de newsletters com insights diários e estratégias práticas para empreendedores e profissionais de negócios. Continue por aqui para receber conteúdos que impulsionam seus negócios através de informações precisas e aplicáveis.
Curtiu a Leitura e o Aprendizado?
Então, inscreva-se gratuitamente no eme.news. Você não paga nada para receber conteúdos diários em seu e-mail. O seu negócio merece informações e dicas práticas de valor.